Hotel foi reconhecido por suas práticas sustentáveis e se junta ao seleto grupo de empreendimentos hoteleiros da cidade do Rio de Janeiro que priorizam a agenda ESG

Considerado um oásis de tranquilidade em meio à efervescência cultural do boêmio bairro de Santa Teresa, o Santa Teresa MGallery inspira os hóspedes e visitantes a se conectarem com os sons da natureza. De lá é possível avistar tucanos, pardais e outros animais que fazem parte da rica biodiversidade brasileira. Localizado no alto de uma colina, o hotel ocupa um espaço de 4 mil metros quadrados cercado pela Mata Atlântica. Com uma experiência única que harmoniza o luxo com respeito ao meio ambiente, o Santa Teresa MGallery acaba de receber a certificação Green Key, considerado o principal programa de excelência no campo da responsabilidade social e ambiental dentro da indústria do turismo em todo o mundo.
Este selo reconhece que o Santa Teresa MGallery atende aos altos padrões socioambientais estabelecidos pela FEE — Foundation for Environmental Education. Para isso, o hotel passou por uma avaliação técnica que verificou critérios como a gestão de resíduos, o uso de recursos e o apoio à comunidade local, entre outros. Assim, ele se une a um grupo exclusivo de cinco hotéis na cidade do Rio de Janeiro que se comprometeram a ajudar a construir um mundo mais sustentável.
“A conquista da certificação Green Key é marco importante para o hotel Santa Teresa MGallery e mostra que é possível unir hospitalidade de excelência com responsabilidade ambiental. Estamos dedicados a conscientizar os nossos hóspedes e visitantes sobre a importância da preservação ambiental e como a sustentabilidade é um dos principais pilares da marca”, diz Sophie Barbara, gerente geral do Santa Teresa MGallery.
Para Netto Moreira, o diretor geral do cluster luxo do Grupo Accor na cidade do Rio de Janeiro, o recebimento da certificação Green Key pelo hotel Santa Teresa é o merecido reconhecimento com o compromisso com a causa socioambiental: “A relação com a natureza vai além das experiências propostas e do cenário. Ela nos convida a refletir sobre a própria causa ESG, que neste caso, vai além e valoriza a tradição local e promove conexões com a comunidade do entorno. Isso nos motiva a incentivar um turismo cada vez mais responsável e sustentável”, reflete.
“A certificação Green Key do Santa Teresa MGallery é um reconhecimento merecido para um hotel que alia com maestria o cuidado com o meio ambiente à excelência na hospitalidade. O Santa Teresa é um exemplo inspirador de como a sustentabilidade pode ser integrada de forma autêntica à experiência do hóspede, valorizando a cultura local, a biodiversidade e o compromisso com a comunidade. É um orgulho tê-lo entre os empreendimentos do Rio de Janeiro que assumem com seriedade a agenda ESG”, cita Fernanda Melo, coordenadora nacional do Programa Green Key.
Compromisso com a sustentabilidade
No Santa Teresa MGallery, a sustentabilidade é um compromisso diário, inspirando os times a contribuírem de forma prática para um mundo mais verde, dentro do próprio ambiente de trabalho. O hotel adota uma política plastic-free, substituindo embalagens plásticas de uso único por papéis biodegradáveis e recicláveis nos amenities. Além disso, os sacos plásticos de lixo foram trocados por papel kraft, uma alternativa 100% natural. Há também um sistema de reciclagem com reaproveitamento da água da chuva e uma campanha ativa contra o desperdício de alimentos, aplicada tanto no restaurante quanto entre os colaboradores.
Outras iniciativas sustentáveis fazem parte da rotina do hotel, como o uso de ingredientes frescos e de produtores locais no restaurante Térèze, e o cuidado com o impacto ambiental no Le Spa, onde todos os tratamentos utilizam pantufas biodegradáveis e veganas, que podem ser utilizadas como substrato para plantas nativas da Mata Atlântica.
Em 2025, o Santa Teresa MGallery participou da Hora do Planeta, movimento global que incentiva atitudes conscientes frente aos desafios socioambientais. Para marcar a data, o restaurante Térèze ofereceu um jantar especial à luz de velas, unindo gastronomia sustentável e atmosfera intimista, com redução do consumo de energia.
A sustentabilidade também se manifesta na arte: exposições como “Matrizes do Lixo como Origem”, do designer Gilson Martins, e “Stand-Art”, da estilista Alessa Migani, ocuparam o Bar dos Descasados com obras criadas a partir de materiais reciclados, como sobras de tecidos e restos de desfiles carnavalescos, transformando resíduos em expressões visuais vibrantes e poéticas.

Sobre Hotel Santa Teresa MGallery Rio de Janeiro
O Hotel Santa Teresa MGallery Rio de Janeiro é um charmoso refúgio urbano localizado em uma histórica fazenda de café de 1850, no coração do bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Com uma arquitetura e decoração que homenageiam o design nacional e utiliza materiais nobres e ecológicos, o hotel oferece uma experiência autêntica e sofisticada usando o grão de café para contar histórias. Com 43 acomodações que integram design contemporâneo e arte brasileira, o hotel proporciona um ambiente exclusivo e relaxante, cercado por jardins tropicais e de onde é possível ter uma vista deslumbrante da cidade.
Além de sua hospedagem requintada, o hotel destaca-se pela alta gastronomia, comandada pela chef Luanna Malheiros no restaurante Térèze, que reflete a cultura local, mantendo também práticas de sustentabilidade e de ligação com a comunidade. O Le Spa conduz os hóspedes e visitantes a uma viagem de paz e serenidade, oferecendo tratamentos personalizados de bem-estar com produtos naturais e que convidam a uma experiência memorável de relaxamento e equilíbrio do corpo e da mente.