Reconhecimento do selo Green Key em cinco unidades reforça o compromisso da rede com o turismo responsável na capital Fluminense

Buscando reforçar seu compromisso com a gestão ambiental e o turismo sustentável, a Accor, líder mundial em hospitalidade, celebra mais um avanço em sua agenda ESG: cinco hotéis da rede no Rio de Janeiro receberam a certificação internacional Green Key, selo que reconhece empreendimentos comprometidos com práticas de gestão ambiental, uso eficiente de recursos e engajamento de hóspedes e colaboradores em ações sustentáveis.
Foram certificados o Grand Mercure Rio de Janeiro Copacabana, Novotel Rio de Janeiro Leme, combo Novotel e ibis Rio de Janeiro Parque Olímpico e ibis Rio de Janeiro Copacabana Posto 5.
O selo Green Key é uma das principais certificações globais em sustentabilidade para o setor hoteleiro. Ele avalia critérios que vão desde a gestão e eficiência no uso de energia e água até o envolvimento da equipe e dos hóspedes em ações ambientais. O reconhecimento reforça o compromisso da Accor com uma operação responsável e em constante aprimoramento em todas as localidades onde atua.
Entre as ações que contribuíram para as certificações dos hotéis estão iniciativas como ações de limpezas de praias, doações para instituições e parcerias com fornecedores locais, reforçando o compromisso com a economia regional e o engajamento social.
Para Antonietta Varlese, Sênior Vice-presidente de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Institucionais Accor Américas, “As certificações conquistadas no Rio de Janeiro reforçam o avanço da Accor na implementação de práticas sustentáveis em grandes centros urbanos. É um passo importante para mostrar que a hotelaria responsável também tem espaço nas principais capitais do país, integrando cuidado ambiental, impacto social positivo e excelência em hospitalidade”, destaca a executiva.
A conquista tem peso especial em um dos destinos turísticos mais movimentados do país. Segundo o Observatório do Turismo – SMTUR, o Rio de Janeiro recebeu 6,8 milhões de visitantes apenas no primeiro semestre de 2025, o que ressalta a importância de equilibrar o turismo em larga escala com a gestão ambiental responsável.
Para Fernanda Melo, coordenadora nacional do programa Green Key, “a certificação dos hotéis Accor no Rio de Janeiro reflete um trabalho consistente e integrado em prol da sustentabilidade no setor hoteleiro. Mais do que reconhecer boas práticas, o Green Key valoriza o compromisso contínuo das equipes em promover uma operação responsável, que inspira hóspedes e fortalece o turismo sustentável na cidade”.
A Accor segue comprometida com a certificação de seus hotéis, somente em 2025, a companhia atingiu o marco de mais de 100 hotéis certificados nas Américas, consolidando sua posição de liderança em turismo sustentável na região.
